SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aniversário de Ordenação do Padre José Laudares, pároco de Sant´Ana e Vigário Episcopal Urbano


José Laudares, o religioso sacramentino.

O pároco da Igreja de Sant´Ana, padre José Laudares de Ávila, completa nesta sexta-feira, 8 de julho, 21 anos de ordenação presbiteral.

Religioso da Congregação do Santíssimo Sacramento, padre Laudares também coordena na Arquidiocese de São Sebastião o Vicariato Episcopal Urbano, que integra as 20 paróquias da região central da cidade do Rio de Janeiro.  

- Ser padre para mim foi uma consequência de uma vocação que eu já havia escolhido, que era ser religioso da Congregação do Santíssimo Sacramento. Após 25 anos como religioso, assumi o ministério sacerdotal. Eu já era uma pessoa chamada por Deus para uma missão: uma missão interna, contemplativa, de adoração, junto com trabalhos manuais de serviço, mas também apostólico. Então, o sacerdócio veio coroar essa missão. Esse sacramento tornou minha missão mais radical, pois passei a servir à Igreja e ao povo de Deus, afirmou.

Ao fazer memória de sua caminhada, padre José partilha o seu grande aprendizado, ao longo desses anos.

- Paciência, misericórdia e compaixão. Sobretudo na celebração dos sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos, que me possibilitaram aprender a sofrer e a entender o sofrimento e a também ter solidariedade com aqueles sofrem.

Mineiro de Guapé, padre Laudares é o quinto filho de sete irmãos. Filho de João Pires de Ávila e Luzia Laudares de Ávila, aos 11 anos de idade entrou para o seminário sacramentino, na cidade de Monte Santo de Minas, onde fez os estudos colegiais.

Em 28 de março de 1966, na cidade de Uberaba (MG), fez os primeiros votos religiosos como irmão leigo na Congregação do Santíssimo Sacramento. Continuou a formação teológica e religiosa em Belo Horizonte e depois no Rio de Janeiro.

Em 15 de agosto de 1971, fez a profissão perpétua na Matriz de Sant’Ana, permanecendo até 1976, quando foi para São Paulo. Em Junho de 1977 foi transferido para Roma, lá permanecendo até setembro de 1987.

Ordenado diácono em 9 de julho de 1988, dedicou-se à conclusão dos estudos eclesiásticos na Faculdade Nossa Senhora de Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, até 1990.

Em todo lugar por onde passou, sempre trabalhou com pastoral da juventude e catequese de crianças. Na Igreja de Sant’Ana, “irmão Laudares”, como era chamado na época, coordenou um dos maiores grupos de jovens, os Jovens Unidos de Sant’Ana (JUS), chegando a ter 166 jovens participantes.

Nenhum comentário: