SEJA BEM VINDO

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Seminário Porta da Fé

Nice Affonso, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva 

Neste sábado, 24 de novembro, segundo dia em preparação à Solenidade de Cristo Rei do Universo, o Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio de Janeiro, acolheu o Seminário Porta da Fé, em atenção à convocação feita pelo Papa Bento XVI para que todo o povo de Deus possa viver o Ano da Fé.
O Vigário Episcopal Urbano e pároco local, Padre José Laudares, na abertura do Seminário, destacou que a Igreja tem, a partir desta data, exatamente um ano para mergulhar na proposta feita pelo Sumo Pontífice e, assim, viver bem este Ano da Fé, que terá encerramento no dia 24 de novembro de 2013. O Sacerdote também expressou sua alegria por este Santuário ter sido um dos escolhidos, no Rio de Janeiro, para que os peregrinos que a ele se dirijam lucrem indulgências plenárias.


“É preciso anunciar sem medo”

O Padre Jorge Bispo, pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, apresentou o primeiro tema do dia: “Ano da Fé e a Nova Evangelização”. Ele explicou que a nova evangelização, da qual tão bem trata o Documento de Aparecida, passa pela experiência do encontro pessoal com Jesus, porque é a partir do momento em que se experimenta esse amor autêntico é que se passa a sentir o desejo de transmiti-lo aos outros irmãos que o desconhecem:

- Se tivermos na Igreja pessoas atrofiadas não vai haver nova evangelização. Precisamos acabar com a mentalidade de que o engajamento é só para alguns. É para todos! E com entusiasmo renovado, enfatizou.

O sacerdote lembrou a importância de que cada cristão acredite que a Palavra de Deus é a verdade e explicou que a nova evangelização acontece onde Deus chama e coloca a cada um, na sociedade. Também disse que os católicos constituem o grupo que mais sofre perseguição e alertou para o fato de que a “desculpa do estado laico” tem sido usada para implantar o ateísmo nas consciências, para chamar a atenção dos fiéis sobre a necessidade de que toda a Igreja se empenhe no anúncio mais convicto da fé.

- Evangelizar é sair de você mesmo para anunciar outra pessoa: Jesus Cristo. (...) É a graça de Deus que vai alcançar as pessoas. Por isso é preciso anunciar sem medo, concluiu.

“É a partir de você que Deus vai multiplicar a fé”

“Reavivar a chama da fé” foi o tema apresentado pelo Padre André Luís Rodrigues da Silva, pároco da Igreja São José, na Lagoa. Ele lembrou à comunidade que, para reavivar a fé, é preciso ter diante dos olhos homens e mulheres que sejam modelos dessa vivência, testemunhos que permanecem por gerações. Convidou cada um a manter acesa a chama da fé para que, pelo menos duas gerações à frente, filhos e netos, sejam cheios da graça de Deus, semeada pelo testemunho pessoal dos que hoje creem:

- É a partir de você, daquilo que você faz, que Deus vai multiplicando a fé de geração em geração, revelou.

De forma catequética, o Sacerdote explicou também o que destrói a fé no dia a dia:

- Se você quer se tornar uma benção para gerações, você precisa sair da soberba humana, do orgulho, (...) do apego aos títulos, à vanglória, (...) e às tradições pagãs, ensinou.

“Encontrar o Cristo verdadeiro antes de encontrar as verdades de Cristo”


O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duarte abordou o tema “Ano da Fé e a geração JMJ”, destacando que a fé é uma resposta ao chamado amoroso de Deus. Ele também contou que tem observado que os jovens querem encontrar o Cristo verdadeiro antes de encontrarem com as verdades de Cristo, porque a coerência de vida é o que atrai as pessoas, especialmente a juventude. Conforme acredita, as virtudes cristãs são atraentes quando vividas com alegria.

- A alegria é a marca registrada do cristianismo. Deus é amor e Deus é alegria; assim, ter fé é ter um encontro com Deus, que é alegria.

Dom Antonio apresentou alguns trechos das cartas que o Santo Padre dirigiu aos jovens neste ano de 2012, primeiramente em abril e agora, na semana passada, em vista da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). E, citando as palavras do Pontífice, lembrou:

- A fé é para as pessoas normais, como nós. (...) O encontro com Jesus Cristo produz sempre uma grande alegria interior e, assim como disse o Papa Bento: “o primeiro ato de amor é partilhar Deus. Por isso que quem não dá Deus dá muito pouco”, afirmou.

“Precisamos aceitar os acontecimentos da vida e mergulhar no Espírito Santo”


Timbó apresentou o tema: “Eu sei em quem pus minha confiança”, abordando a parte prática sobre o que significa aplicar a fé nas situações concretas do dia a dia.

- O amor de Deus é algo fora do normal e sobrenatural. E uma vez que você se decida por Deus, ele vai se dedicar ao seu crescimento, contou.

A supervalorização do ego e a falta de aceitação das intemperes da vida também foram abordadas como questões que atrapalham a caminhada de fé:

- No mundo, nós não estamos isentos das intempéres do dia a dia. Precisamos aceitar os acontecimentos da vida e mergulhar no Espírito Santo de Deus para, aí si, ele realizar maravilhas em nós. (...) Se o Espírito Santo equilibra o ego, a pessoa reconhece que é apenas serva inútil, porque com o Espírito Santo a gente começa a dar novo sentido à vida, explicou.

“Que você seja modelo para outras pessoas”


Márcio Pacheco falou sobre servir a Deus, ao apresentar o tema “O amor de Cristo nos impele”, levando a comunidade a questionamentos profundos sobre o que significa o serviço ao Senhor e os motivos que levam cada um a querer colocar-se à disposição da obra de evangelização.

- Quanto mais verdadeiro você for, melhor servirá a Deus, ensinou.

Em sua abordagem, Márcio lembrou que o amor de Deus tira do comodismo e impele à frente, fazendo também de cada um que o serve um modelo de fé que precisa ser copiado por outros:

- Jesus tocou você para que você seja modelo para outras pessoas, enfatizou.

“Na cruz há um reino escondido”

Padre Gleuson Gomes presidiu a Missa da Restauração, celebrada após a conclusão do Seminário Porta da Fé. Preparando os corações para a Festa de Cristo Rei do Universo, neste domingo, 25 de novembro, ele explicou aos fiéis que o “misterioso reino de Deus passa pela simplicidade, pelo coração simples”.


O Sacerdote convidou a comunidade a entrar no mistério do calvário e a contemplar Dimas como aquele que reconheceu um rei em Jesus, mesmo quando ele estava naquela condição de esfacelamento, crucificado e ensangüentado, ao pedir: “lembra-te de mim ao entrares no teu reino”

- Na cruz há um reino escondido por trás daquela cena cruel e impactante... Um discípulo de Jesus também precisa enxergar isso. Se o coração se tornar insensível para enxergar o reino de Deus nas coisas mais simples não chegará à salvação. O reino talvez esteja em situações nas quais, para o nosso coração, seja difícil de enxergar. Veja o reino de Deus nas coisas mais simples, orientou.

Ao término da missa, Padre Gleuson conduziu a comunidade a um belo e profundo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.


Encerrando a programação do dia, a Banda Canto Novo animou o Festival Avivasom.

Nenhum comentário: