SEJA BEM VINDO

domingo, 13 de maio de 2012

INAUGURADA NOVA MATERNIDADE NO TERRITÓRIO DA PARÓQUIA DE SANT'ANA

Na manhã deste domingo, 13 de Maio, o Prefeito Eduardo Paes, inaugurou o mais novo espaço de hospital materno infantil, a Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, localizado na Rua Morcovo Filho, próximo ao Hospital Souza Aguiar, o Hemorio e o novo UPA.

Na ocasião, estavam presentes além do Prefeito, sua esposa e filhos, o secretário municipal de Saúde do RJ, Hans Dolmann; a cantora e compositora brasileira Heloísa Maria Buarque de Hollanda, mais conhecida como Miúcha, filha de Maria Amélia Buarque de Hollanda, nome dado ao hospital; o Deputado Pedro Paulo, secretário da Casa Civil;



Drª Maria Helena proclamou um verso para todas as mães:

MULHER ( dedicada à todas as mulheres mães):

Na intimidade do teu corpo, se esconde o segredo da vida. Dos teus seios generosos, jorra o alimento perfeito. Das suas mãos delicadas, o carinho mais desprendido. Da boca afável, as mais consoladoras palavras. Da estrutura frágil, a energia mais resistente; Do coração amoroso, o amor mais fiel; Na paz e na guerra, mulher, és a fortaleza: jamais desertas; dizem que teu lugar é na retaguarda, que ironia! Sob a tua responsabilidade joga-se o peso do viver: manter-se viva, defender e cuidar da prole e sofrer pelo amado que partiu. És tu mulher, quem travas a batalha mais importante, porque lutas a luta da vida, enquanto teu homem, luta a batalha da morte. És tu mulher, filha, esposa, mãe, amante, a verdadeira heroína. Os Santos foram generosos contigo: sobre teus frágils ombros jogou essa responsabilidade da formação, da continuidade e da estética da vida. Mas, por ter sido negada a força física, és escravizada, maltratada e desrespeitada .Por que sofres tanto?

Com certeza é porque és qual à natureza,: abundante, generosa, paciente. Como ela és agredida, mas resistes e perdoa. Também és feminina como ela encarna todas as forças do universo. És como a mina ( e esse hospital mostra isso bem...): deixa-te invadir e expor, para que se descubra o tesouro. És como a floresta: pura renovação. Com que desprendimento transfere para cada filho, para cada neto, o manancial de ternura que jorra de teu coração amoroso. Se és só, não deixes desperdiçar: endereça a quem deles necessita. És como a lua serena e amiga, flácida e misteriosa. Fonte da vida como a água. Sem ti a humanidade pereceria. Constante tu és, tão como as rochas, jamais abdicas da tua responsabilidade maternal. Foi-te dado tal encargo, mulher, não porque Deus não te ama mas porque Ele sabia que, só tu, mulher, serias capaz de suporta-lo. Parabéns à todas as mães e à todas as mulheres!

Logo em seguida, Padre José Laudares, pároco de Sant’Ana e Vigário Episcopal Urbano, proclamou a oração para a inauguração, aspergindo água benta nas autoridades, médicos, enfermeiros e nas demais pessoas ali presente, sendo destacada a placa inaugural.



A unidade contará com centro cirúrgico, enfermarias com 88 leitos, consultórios,29 leitos de UTI e UI neonatal, sala de ultrassonografia e raio-x. O espaço também terá oito enfermarias canguru., com emergência obstétrica e neonatal, incubadoras mais eficientes que as tradicionais e salas de parto humanizado. Na unidade é possível realizar pré-natal de alto risco e haverá um espaço para atenção integral ao recém-nascido de risco.

foto divulgação SMS

Fotos: Marcos Arzamendia

Nenhum comentário: