SEJA BEM VINDO

domingo, 18 de setembro de 2011

SURGE O MINISTÉRIO JOVEM EM SANT'ANA

A Jornada Mundial da Juventude acontecida em Madri, despertou maior ardor aos jovens afastados, em retornar sua vida na igreja. A Pastoral da Juventude se empenha em organizar os grupos atuantes nas paróquias de nossa arquidiocese, para os diversos eventos que acontecerão em preparação ao encontro com o Papa Bento XVI na próxima jornada mundial em 2013. Na paróquia de Sant’Ana, no centro, surge um novo estilo de trabalho com jovens, que está dando muito resultado: a assistência aos jovens feitos por casais. Batizado de Ministério Jovem Sant’Ana, o grupo surgiu da necessidade urgente de empenhar os jovens que estavam retornando para o serviço na igreja, despertando-os para um trabalho atrativo e alegre.

Criado a 5 meses o Ministério de Música “Sete Dons”, levantou a alegria dos jovens no trabalho paroquial:

- O Ministério de Música veio da necessidade de animação das missas e retiros em nossa paróquia. O grupo é composto por 10 músicos, disciplinados por três casais, pais de alguns componentes, diz Gabriela Bremer, vocal.

O trabalho de animar a pastoral da Crisma, uniu mais ainda os componentes das duas pastorais. Mas uma grande quantidade de jovens foi despertada para participar do novo grupo. Como o exemplo do grupo de música, o Ministério Jovem Sant’Ana fez a união do Ministério de Música, a pastoral da Crisma e o jovens que estavam chegando. Sob orientação do pároco Padre José Laudares, não foi indicado “coordenador”, mas sim “animadores e disciplinadores”. Os três casais Eloisa e André, João e Nazaré e Marcos e Zélia, ficaram como disciplinadores e três jovens, Laureane, Gleison e Rodolfo, são os animadores do novo Ministério.

A estrutura funciona em quatro pontos: Formação Catequética, Liturgia, esporte & eventos e o Cineclube ligado à pascom, voltado para toda a comunidade. Cada um com seu animador para organização.

- Temos a necessidade urgente de nos preparar para a organização da Jornada Mundial da Juventude em 2013. Precisamos de muitos jovens onde a alegria e a responsabilidade de assumir como Igreja nos prepara para “Evangelizar e sermos evangelizados...” Temos o compromisso de esclarecer aos jovens, não os caminhos que levam ao mundo mas os que levam à Deus, disse Padre José Laudares, Vigário Episcopal Urbano e pároco de Sant’ana.

Na tarde deste domingo, 18 de Setembro, o Ministério realizou o seu primeiro encontro com muto louvor, Oração e aproveitaram para acompanhar, através da WEBTV Redentorem um enorme telão, a chegada da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, vindo de Madri, que irá percorrer todo o Brasil

O Ministério Jovem Sant’Ana já se comprometeu em participar em dois eventos da Pastoral da Juventude arquidiocesana : Dia 1º de Outubro, a Caminhada Jovem rumo ao Santuário da Penha e, no dia 14 de Novembro, a Vigília da Juventude que acontecerá aqui, em Sant’Ana

O grupo participa da Missa das 10 de Domingo e se encontram à tarde, às 15 horas do mesmo dia. Maiores informações na secretária paroquial (21) 22240710.



TEXTO E FOTOS: ZELIA ARZAMENDIA

Nenhum comentário: