SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Segundo dia da Trezena de São Sebastião

Imagem de São Sebastião peregrina pela Ilha do Governador

Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio

Fotos: Guilherme Silva 



Após abençoar o Hospital Federal de Bonsucesso, a Imagem Missionária de São Sebastião visitou a Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador. Na parte da tarde deste segundo dia de Trezena, foi preparada uma intensa programação pela região.
Na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, o cortejo foi recebido pelos paroquianos com aplausos e cânticos ao Padroeiro. O Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, que também é Pároco local, Padre Alex Siqueira, acolheu a Imagem Peregrina afirmando que São Sebastião motiva os fiéis a serem missionários.

– É com muita alegria que acolhemos a Imagem, que vai ao encontro do povo durante essa trezena. São Sebastião vem nos inspirar a pertencer a Cristo. Ele é exemplo de paz, de fé e amor, disse.

Os fiéis rezaram o terço e no badalar dos sinos indicando o meio dia, Dom Orani iniciou a oração do Ângelus. O Arcebispo destacou a alegria de poder realizar a peregrinação pela Ilha do Governador e ressaltou a importância de rezar pelas famílias.

– Nós estamos vivenciando o segundo dia da Trezena de São Sebastião e bendizemos a Deus por nosso Santo Padroeiro. Essa imagem que caminha conosco é histórica, porque recorda a imagem trazida por Estácio de Sá quando fundou a Capela de São Sebastião, na Praia Vermelha. (...) São Sebastião recorda a história do Rio de Janeiro em todas as suas épocas e momentos, nos dando a oportunidade de conhecer seu espírito de coragem e ânimo, tornado-se, para nós, um grande exemplo. Neste momento do Ângelus, temos a oportunidade de rezar numa igreja mariana, Nossa Senhora do Loreto, e recordamos justamente a vida de Maria, em sua casa, com Jesus e José. Sob a inspiração da Sagrada Família, recordamos também que nossa Arquidiocese atende a todos no aspecto de valorizar a família no mundo de hoje, sabendo superar as dificuldades, marcando com esse testemunho nossa sociedade. Trazendo os jovens do mundo inteiro para o Rio com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), é importante ressaltarmos para eles os valores cristãos, dentre eles, o valor da família. Nessa paróquia, que tem uma capela dedicada a São Sebastião, nós pedimos por todas as famílias de nossa Arquidiocese, disse Dom Orani.

Nascida em Montanhas – município de Campina Grande –, na Paraíba, Maria do Socorro Anulino da Silva testemunhou que conheceu a Trezena de São Sebastião através do irmão, ouvinte da Rádio Catedral FM 106,7.

– Eu moro aqui há 12 anos e não sabia das atividades que a Igreja local realizava. Lá no Norte tem muitas procissões, festas, peregrinações e aqui eu não conhecia. A Trezena de São Sebastião é uma maravilha e, para mim, é muito importante estar participando. É uma graça poder participar e receber a Imagem Peregrina em nossa Paróquia, afirmou.

Após a visita à Paróquia, a imagem do Jovem Discípulo de Cristo seguiu até a Capela de São Sebastião e São Pedro. Com a Igreja ornamentada nas cores do Santo Padroeiro, o cortejo foi recebido na localidade com muita alegria e louvores.

Dom Orani realizou a Celebração Missionária e refletiu sobre o sentido de servir a Cristo. O Arcebispo motivou os presentes a serem verdadeiros discípulos de Jesus, assim como São Sebastião.


– A cada dia, somos chamados a viver a nossa fé conhecendo ainda mais a Cristo para testemunhá-lo. A imagem de São Sebastião vem aqui para confirmar a caminhada de vocês e dizer que continuem firmes e participando bem, levando a Palavra de Deus a todos os familiares e trazendo de volta para a Igreja, neste “Ano da Fé”, todos os católicos que estão afastados do aprofundamento da fé, exortou Dom Orani.








São Sebastião leva esperança aos jovens privados de liberdade
Texto: Elisa Simony, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



Dando continuidade ao segundo dia da Trezena de São Sebastião, na tarde desta terça-feira, 8 de janeiro, o cortejo com a Imagem Peregrina do Padroeiro do Rio de Janeiro visitou três unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), na Ilha do Governador.
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a comitiva da Trezena de São Sebastião e a Imagem do Santo Mártir foram acolhidos na Escola João Luiz Alves, no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa – Unidade Feminina do Degase - e no Centro de Socioeducação Dom Bosco. Em cada unidade por onde passou, a imagem de São Sebastião foi recebida com cânticos e muita alegria por diretores, agentes, adolescentes e jovens que estão em processo socioeducativo.

Na Escola João Luiz Alvez, os adolescentes conduziram a Imagem Missionária, com muita emoção, e cantaram a Oração de São Francisco. Dom Orani lembrou o exemplo de São Sebastião, convidando a todos para uma vida com Cristo:

- Agradeço a vocês pelos cumprimentos e cânticos. Nós estamos às vésperas de celebrarmos o dia de São Sebastião, já passamos aqui outras vezes para dizer que todos são chamados ao exemplo de São Sebastião, um seguidor de Cristo (...) Encontrar com Cristo é viver com Ele, porque Ele deu a vida por todos nós, para que nós tivéssemos a vida, afirmou.

O Arcebispo rezou, junto com os jovens, a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) e completou, estimulando-os a acolher Cristo em seus corações:

- O que nós fazemos para o outro, fazemos para Cristo. Nossa missão é levar, aos quatro cantos do mundo, a fé, a esperança e a caridade. Vamos pedir ao Senhor que entre no coração de cada um de vocês e que vocês acolham a Cristo. Deus conhece o coração de cada um, disse.


No Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa – Unidade Feminina do Degase – a Imagem Peregrina do Padroeiro do Rio de Janeiro foi recebida, pelas adolescentes e jovens, com cânticos de saudação. Dom Orani lembrou o exemplo da Jovem Odete Vidal de Oliveira, “Odetinha”, que terá o processo aberto para uma possível beatificação, encorajando as jovens a seguirem seu exemplo:

- Odetinha é o exemplo de uma jovem que viveu uma vida de oração. Não tenham medo de seguir a Cristo. Que São Sebastião ilumine o coração de todos, falou.

Para finalizar, a Imagem do Padroeiro abençoou os jovens do Centro de Socioeducação Dom Bosco. O Arcebispo incentivou-os a fortalecer a fé em Cristo, a partir do exemplo do Jovem Mártir:

- Estamos nos preparando para festejar São Sebastião, Padroeiro da Cidade. O tema, esse ano, é o acolhimento. São Sebastião seguiu a Cristo, é exemplo para nós e nos incentiva a seguir a Cristo. Ele fazia o bem e, quando foi descoberto que era cristão, não negou sua fé e foi condenado à morte, com flechadas... Isso mostra para a gente que, no meio de tantas dificuldades, temos que firmar a fé e ir até o fim. São Sebastião não desistiu e continuou firme. Só consegue fazer isso quem encontrou em Cristo, a vida, ressaltou.



O Arcebispo convidou os jovens a serem discípulos de Jesus, vencendo as tentações da vida:

- Quero convidar vocês a pensar sobre isso, se São Sebastião e tantos outros jovens venceram as dificuldades e tentações, será que na minha vida também não podia ser diferente? (...) Que possamos ser discípulos de Cristo! Os Santos não salvam, quem salva é Cristo, os Santos são exemplos para fazermos o mesmo hoje. Cada um de vocês pode ser discípulo de Jesus e segui-lo, incentivou Dom Orani.



São Sebastião acolhe e abençoa idosos e enfermos
Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



A Imagem Peregrina de São Sebastião visitou e acolheu, na tarde desta terça-feira, 8 de janeiro, aqueles que são jovens de coração e hoje vivem a melhor idade. A Imagem do Santo Padroeiro da Arquidiocese visitou a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes – casa de acolhida que oferece assistência psico-social aos militares reformados ou seus dependentes.
O Padroeiro foi recebido pelo Capelão da Casa Gerontológica, Major Ronaldo dos Santos, que conduziu a imagem até o interior da capela, onde o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, realizou a Celebração Missionária. Participaram também o Diretor do Hospital da Força Aérea do Galeão, Brigadeiro Médico Fernando José Teixeira de Carvalho, e o Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Padre Alex Siqueira. À luz da Carta aos Hebreus, o Arcebispo destacou a importância do acolhimento e da generosidade para a construção de um mundo melhor.

– Acabamos de ouvir a Palavra de Deus e rezamos hoje para que todos os que aqui residem e trabalham sejam sinais de esperança e sigam firmes confiantes em Cristo. Sabemos que com a maturidade perdemos a força e temos a tendência de termos mais enfermidades, mas, apesar disso, em Cristo temos esperança e perseveramos. A leitura que acabamos de ouvir nos fala: “Não vos esqueçais de ser generosos...” (Hb 12,16), e nós sabemos que o que constrói o mundo é o amor, mas nem sempre acontece isso por situações relacionadas aos diversos tipos de violência. Quando acontece coisas belas nós somos contagiados pelo bem e nós estamos aqui no Rio de Janeiro para ser um sinal positivo de bondade. Com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), o Rio é convidado a testemunhar o acolhimento, recebendo, com todo o carinho, o outro que vem de longe, mas que não é estranho, é irmão na fé, assim como São Sebastião. Quando acolhemos o outro e repartimos generosamente com os outros, construímos um mundo melhor criando laços de amizade e fraternidade, ressaltou.

O Arcebispo aproveitou para visitar o segundo andar da Casa e, com a imagem de São Sebastião, abençoou idosos, enfermos e funcionários da saúde pública. Em seguida, Dom Orani visitou o Hospital da Força Aérea do Galeão, localizado próximo à Casa Gerontológica. No local, também realizou a Celebração Missionária.

O Capelão, Major Ronaldo dos Santos, expressou sua felicidade em receber a imagem do Padroeiro.

– É uma grande honra receber mais uma vez a imagem de São Sebastião aqui, na Aeronáutica. Estamos muito felizes, afirmou o Capelão.


Em seguida, o cortejo com a Imagem Peregrina se dirigiu para o Cemitério do Cacuia e para o Hospital Paulino Werneck, onde o Arcebispo realizou uma oração para confortar e fortalecer os que sofrem pela ausência de um ente-querido ou pela dor de uma enfermidade.





São Sebastião intercede pelos devotos da Ilha do Governador
Texto: Raphael Freire, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



Depois de peregrinar e ir a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes e ao Hospital da Força Aérea do Galeão, a Imagem Missionária do Padroeiro do Rio de Janeiro foi à Paróquia São Sebastião, no Cocotá – Ilha do Governador –, para o encerramento do segundo dia da Trezena que vai percorrer diversos bairros e comunidades, mosteiros, veículos de comunicação, hospitais e órgãos públicos pela cidade.
Uma grande queima de fogos acolheu a Imagem durante a chegada, enquanto o cortejo se aproximou até a entrada da Paróquia. Os fiéis, com muita devoção, cantavam, acenavam e aplaudiam, emocionados pedindo a intercessão do Santo Padroeiro.

O Pároco, Padre Marcos Dabkowski, acolheu a Imagem Peregrina das mãos do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que presidiu a Missa. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador do Vicariato Leopoldina, Dom Roque Costa Souza, o Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, Padre Alex Siqueira, e os vigários paroquiais concelebraram.

Após a Celebração Eucarística na Paróquia São Sebastião, a imagem do Jovem Discípulo de Jesus Cristo foi encaminhada até a Catedral Metropolitana, de onde sairá em peregrinação na próxima quarta-feira, dia 09 de janeiro, para o deslocamento marítimo, na Praia do Flamengo, além das visitas às sedes da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança, ao QG da PMERJ e ao Carmelo de Santa Teresa.

Nenhum comentário: