SEJA BEM VINDO

domingo, 27 de janeiro de 2013

FOLIA COM CRISTO DÁ LUGAR A ORAÇÃO PELA TRAGÉDIA NO RS


SOLIDARIEDADE NAS RUAS DO RIO

Devido ao incêndio na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou pelo menos 232 mortos, a Arquidiocese do Rio cancelou o desfile do bloco católico Folia em Cristo para realizar uma procissão no Centro da cidade. Após o ato, o arcebispo Dom Orani Tempesta ainda celebrou uma missa pelas almas das vítimas da tragédia.
Foto: Nilce Maria Kupfer - Rádio Globo

Por Raphael Freire - Portal da Arquidiocese


Tomados pela tristeza com a morte dos mais de duzentos jovens de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, os jovens que neste domingo, 27 de janeiro, se encontrariam para festejar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), na Folia com Cristo, se encontrarão na Catedral Metropolitana para rezar pelas vítimas da tragédia ocorrida durante a madrugada deste domingo.
Às 15h, uma procissão sairá da Candelária em direção a Catedral Metropolitana da Arquidiocese do Rio de Janeiro onde o Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, presidirá uma Missa em memória das vítimas. Após a Celebração Eucarística os jovens rezarão o Terço e participarão da Hora Santa.   
Dom Orani João Tempesta se une ao Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e ao Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rupert, que manifestou nesta manhã solidariedade às famílias das vítimas de um incêndio em uma casa noturna da cidade.
– Como Igreja de Santa Maria lastimamos este acidente e manifestamos a nossa solidariedade às famílias e a toda a sociedade. Não se perca a esperança: olhemos para Jesus Cristo, fonte da vida, o nosso Salvador. Oramos pelos falecidos e seus familiares e toda a sociedade que sofre esta tragédia, afirmou Dom Hélio.
A Missa será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. A Catedral Metropolitana da Arquidiocese do Rio de Janeiro fica na Avenida República do Chile, s/n – Centro.
Mensagem de Dom Orani à Dom Hélio Adelar Rupert
São Sebastião do Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2013.
Caríssimo
Dom Hélio Adelar Rupert
Arcebispo de Santa Maria, RS
Caríssimo D. Hélio,
Abraço-o fraternalmente como querido irmão e com isso desejo abraçar todos os familiares e pessoas atingidas pela tragédia desta madrugada. Como pastor da Arquidiocese do Rio e também presidente do Regional Leste 1 da CNBB e do COL da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, venho em meu nome manifestar-lhe como  também de toda a comunidade católica de nossa cidade, a solidariedade ao caro irmão e  às famílias dos jovens falecidos e das inúmeras  vítimas hospitalizadas.
Nossos corações estão abalados  com essa grande tragédia que abalou não só a arquidiocese de Santa Maria, mas também todo Brasil, que ceifou a vida de inúmeros jovens dessa cidade, em especial, dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. Unimo-nos a todos os familiares e povo de Santa Maria e de tantos outros vitimados neste incêndio. A Arquidiocese do Rio, o Regional Leste 1 e a JMJ Rio2013 nos unimos a todos.
Nesta tarde os jovens do Rio de Janeiro estarão rezando em nossa Catedral Metropolitana pelos falecidos, familiares e amigos, como também pelos hospitalizados e pelos que estão tralhando no socorro de todos procurando minorar a dor. Os jovens daqui do Rio sentem juntos esse momento de dor e abraçam a todos seus irmãos do sul.
O Brasil que se prepara para um grande momento de esperança na juventude com a JMJ Rio 2013 sente a dor da perda de tantos filhos e irmãos, e nós, que aqui nos preparamos para acolher a juventude do mundo sentimos juntos a dor por esse grave momento.
Receba nossa unidade, solidariedade e nossas orações que peço para transmitir a todos os que sentem esse momento de grande perda. Que a certeza do Cristo Ressuscitado ilumine a vida de tantos que passam por esse momento.
Em Cristo,                                         
D. Orani João Tempesta, O. Cist.

Nenhum comentário: