SOLIDARIEDADE NAS RUAS DO RIO
Devido ao incêndio na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou pelo menos 232 mortos, a Arquidiocese do Rio cancelou o desfile do bloco católico Folia em Cristo para realizar uma procissão no Centro da cidade. Após o ato, o arcebispo Dom Orani Tempesta ainda celebrou uma missa pelas almas das vítimas da tragédia.
Foto: Nilce Maria Kupfer - Rádio Globo
Por Raphael Freire - Portal da Arquidiocese
Tomados pela tristeza com a morte dos mais de duzentos jovens de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, os jovens que neste domingo, 27 de janeiro, se encontrariam para festejar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), na Folia com Cristo, se encontrarão na Catedral Metropolitana para rezar pelas vítimas da tragédia ocorrida durante a madrugada deste domingo.
Às 15h, uma procissão sairá da Candelária em direção a Catedral Metropolitana da Arquidiocese do Rio de Janeiro onde o Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, presidirá uma Missa em memória das vítimas. Após a Celebração Eucarística os jovens rezarão o Terço e participarão da Hora Santa.
Dom Orani João Tempesta se une ao Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e ao Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rupert, que manifestou nesta manhã solidariedade às famílias das vítimas de um incêndio em uma casa noturna da cidade.
– Como Igreja de Santa Maria lastimamos este acidente e manifestamos a nossa solidariedade às famílias e a toda a sociedade. Não se perca a esperança: olhemos para Jesus Cristo, fonte da vida, o nosso Salvador. Oramos pelos falecidos e seus familiares e toda a sociedade que sofre esta tragédia, afirmou Dom Hélio.
A Missa será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. A Catedral Metropolitana da Arquidiocese do Rio de Janeiro fica na Avenida República do Chile, s/n – Centro.
Mensagem de Dom Orani à Dom Hélio Adelar Rupert
São Sebastião do Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2013.
Caríssimo
Dom Hélio Adelar Rupert
Arcebispo de Santa Maria, RS
Dom Hélio Adelar Rupert
Arcebispo de Santa Maria, RS
Caríssimo D. Hélio,
Abraço-o fraternalmente como querido irmão e com isso desejo abraçar todos os familiares e pessoas atingidas pela tragédia desta madrugada. Como pastor da Arquidiocese do Rio e também presidente do Regional Leste 1 da CNBB e do COL da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, venho em meu nome manifestar-lhe como também de toda a comunidade católica de nossa cidade, a solidariedade ao caro irmão e às famílias dos jovens falecidos e das inúmeras vítimas hospitalizadas.
Nossos corações estão abalados com essa grande tragédia que abalou não só a arquidiocese de Santa Maria, mas também todo Brasil, que ceifou a vida de inúmeros jovens dessa cidade, em especial, dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. Unimo-nos a todos os familiares e povo de Santa Maria e de tantos outros vitimados neste incêndio. A Arquidiocese do Rio, o Regional Leste 1 e a JMJ Rio2013 nos unimos a todos.
Nesta tarde os jovens do Rio de Janeiro estarão rezando em nossa Catedral Metropolitana pelos falecidos, familiares e amigos, como também pelos hospitalizados e pelos que estão tralhando no socorro de todos procurando minorar a dor. Os jovens daqui do Rio sentem juntos esse momento de dor e abraçam a todos seus irmãos do sul.
O Brasil que se prepara para um grande momento de esperança na juventude com a JMJ Rio 2013 sente a dor da perda de tantos filhos e irmãos, e nós, que aqui nos preparamos para acolher a juventude do mundo sentimos juntos a dor por esse grave momento.
Receba nossa unidade, solidariedade e nossas orações que peço para transmitir a todos os que sentem esse momento de grande perda. Que a certeza do Cristo Ressuscitado ilumine a vida de tantos que passam por esse momento.
Em Cristo,
D. Orani João Tempesta, O. Cist.
Nenhum comentário:
Postar um comentário