SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

3º dia da Trezena de São Sebastião

São Sebastião visita órgãos militares
Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



O terceiro dia da trezena de São Sebastião, realizado nesta quarta-feira, 9 de janeiro, foi marcado pela visita aos diversos órgãos de segurança do Rio de Janeiro. Esta é uma forma de levar o testemunho de São Sebastião, que foi um soldado, às instituições que diariamente trabalham na defesa dos cidadãos.

Logo pela manhã, a imagem peregrina chegou ao 1º Distrito Naval, na Praça Mauá, de onde seguiu em uma embarcação até o marco da cidade, na altura da Praia do Flamengo, próximo à Enseada de Botafogo. O local é conhecido por seu grande teor histórico. Foi lá que aconteceu a Batalha das Canoas, quando São Sebastião foi invocado como intercessor por Estácio de Sá. Considera-se que a imagem original — hoje sob a responsabilidade dos frades Capuchinhos, cuja única réplica é usada durante os treze dias de peregrinação — foi trazida de Portugal em 1567. Relatos históricos citam que durante a Batalha das Canoas, na Praia do Flamengo, Estácio de Sá, ao invocar a proteção de São Sebastião, expulsou os calvinistas franceses do Estado da Guanabara. Em seguida, ergueu uma capela de palha em honra ao Glorioso Mártir, na Praia Martin Afonso, atual Praia Vermelha.

Em meio a Baía de Guanabara, os falecidos neste combate foram lembrados pelo Arcebispo durante um breve momento de oração. Em seguida, Dom Orani jogou flores ao mar como uma forma de prestar homenagem àqueles que entraram na eternidade defendendo o Rio de Janeiro. Dom Orani recordou que, há quase 450 anos, o jovem mártir intercede pela cidade do Rio de Janeiro

— Começamos o dia de hoje com essa celebração em memória dos mortos na Batalha das Canoas quando os portugueses e franceses aqui brigavam pela posse dessa região. Conta-se que houve a invocação de São Sebastião para proteger a cidade do Rio de Janeiro e durante a batalha viram, de maneira mística, a figura do Santo defendendo a cidade. A partir daí a devoção a São Sebastião, que já tinha iniciado aqui na vila fundada por Estácio, começou a se incrementar. Então, durante a festa de São Sebastião lembramos isso que aconteceu. É também uma oportunidade de pedirmos para que as batalhas, as mortes não aconteçam mais na cidade, pedindo a Deus que Ele nos defenda dos males, afirmou.

Para o capelão do primeiro Distrito Naval, o capital de fragata José Paulo Barbosa, acolher mais uma vez a imagem missionária é uma forma de motivar os militares, além de demonstrar o reconhecimento da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

— Acolhemos sempre com muito gosto a imagem de São Sebastião muito bem porque isso só vai motivar a fé dos nossos militares. E esse ato de homenagem aos mortos na batalha das Canoas é um reconhecimento que a Arquidiocese faz, e nós também fazemos, àqueles que derramaram seu sangue em função da paz, da concórdia no meio social, disse.

Do Distrito Natal, o Santo Padroeiro visitou a sede da Polícia Federal. A imagem peregrina foi recebida pelo chefe de cerimonial da Capela do Sagrado Coração de Jesus, Emanuel Alonso e pelo Superintendente Regional da Polícia Federal, Valmir Lemos de Oliveira. Funcionários e fiéis também participaram do momento de oração.

Esta é a segunda vez que a Trezena de São Sebastião passa pela Polícia Federal. Emanuel Alonso, acredita que, com a fé em Deus é possível vencer qualquer inimigo, tal como fez São Sebastião.

— Assim como São Sebastião nós lutamos contra o mal e vencemos porque temos Deus em nossos corações e estamos protegidos pelo Sagrado Coração de Jesus. Peço a todos os colegas que nesse momento parem e dediquem um tempo a Deus, disse.

Após a visita a sede da Polícia Federal, a Imagem Missionária seguiu para o prédio da Chefia da Policia Civil, também no Centro da Cidade. Na chegada do cortejo, pétalas de flores jogadas de um helicóptero deram um tom especial à acolhida do Padroeiro. A Celebração Missionária foi realizada na calçada do prédio e contou com a presença de membros da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e de delegados, além de pedestres, que pararam para rezar e pedir a intercessão do padroeiro da cidade. Este foi o caso da jovem Claudiane Torres. Ela trabalha no centro da cidade e, passando pelas proximidades da Policia Civil foi tocada pela presença do mártir.

— É uma ótima iniciativa para unir pessoas que às vezes não sabem da trezena com aqueles que já estão participando. E esse foi o meu caso. Se eu soubesse que São Sebastião estaria aqui hoje, com certeza chegaria mais cedo. Esse é o bonito de um momento de oração assim, na calçada. Aqueles que estão passando pelas proximidades e se sentem acolhidos, podem participar também, opinou.

A chefe da Policia Civil, delegada Martha Rocha, destacou a busca da Policia Civil para se aproximar do testemunho de vida de São Sebastião:

— Hoje estou particularmente emocionada. Me emocionei muito vendo São Sebastião chegar. Talvez pensando no ano de 2012, que foi um ano de fé, de muito sucesso, mas mais que a importância das nossas vitórias, nós devemos pensar também na maneira como nos posicionamos diante dos problemas. E com certeza essa presença de São Sebastião, ele que foi na verdade um guardião, me lembra muito a função do policial civil. Então, que São Sebastião esteja em nossas vidas, pediu.

O Arcebispo do Rio de Janeiro recordou que em 2013 a cidade do Rio de Janeiro irá receber grandes eventos, entre eles a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Desta forma, o Arcebispo reiterou o apoio da Policia Civil para a acolhida dos peregrinos.

— Pedimos a Deus para que, assim como a policia civil vai se caminhando, dando passos importantes para a segurança, na presença junto ao povo da cidade, que essa confiança possa despertar também neste ano de 2013, em que teremos grandes eventos no Rio de Janeiro, entre eles a JMJ. Vamos precisar da ajuda polícia civil nesse tempo em que iremos receber tantas pessoas de vários países do mundo e que possamos dar um belo sinal de acolhida, de orientação de segurança aos peregrinos.

Na parte da tarde a imagem peregrina passará pela sede da Policia Militar e pela Sede da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. Encerrando este terceiro dia de trezena, São Sebastião visitará o Carmelo de Santa Teresa onde permanecerá em vigília até o dia seguinte.


 Bênçãos na Policia Militar e na Secretaria de Segurança
Texto: Raquel Araujo, do Portal da Arquidiocese do Rio
Fotos: Guilherme Silva



Dando continuidade ao terceiro dia da Trezena de São Sebastião, a sede da Policia Militar do Rio de Janeiro acolheu, nesta quarta-feira, 9 de janeiro, a imagem missionária. Ao som da Banda da Policia Militar, o Padroeiro da Cidade foi recebido pelo capelão da PM, Padre Coronel Marcelo Paiva e pelo Comandante Geral, Coronel Erir Costa. A imagem missionária foi conduzida até a Igreja Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores onde Dom Orani João Tempesta, presidiu a Celebração Missionária.
— É uma alegria poder retornar a esta sede. (...) O exemplo de São Sebastião, o seu testemunho fiel ao Evangelho e a sua presença na nossa cidade são motivadores. Somos chamados a viver uma vida cristã. Esse ano, em especial, o tema da trezena convida a reflexão sobre a acolhida. A acolhida dos jovens na Jornada Mundial da Juventude, disse.

Para padre Marcelo Paiva, a presença de São Sebastião mais uma vez na Policia Militar serve como um incentivo para que os oficiais sigam o exemplo do jovem mártir e lutem pela paz.

— Essa recepção serve como exemplo para os nossos policiais, que travam uma luta diária pela paz no Rio de Janeiro, nesse esforço para implantar a paz. São Sebastião como um militar PE sem duvida um grande exemplo para todos os policiais católicos e cristãos do nosso estado, disse.

De lá, a imagem peregrina do Soldado fiel da Igreja foi recebida na sede da Secretaria de Segurança Pública, pelo Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Delegados, policiais e funcionários, também participaram deste momento de oração junto ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.


Para o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Roque Costa Souza — que neste terceiro dia da trezena também acompanhou o cortejo— levar o testemunho de São Sebastião aos órgãos de segurança do Rio de Janeiro é muito importante:

— Com a peregrinação que fazemos com a imagem de São Sebastião, olhando o testemunho deste santo, devemos refletir e buscar seguir este exemplo e olhar para o outro não como alguém que eu tenho que competir, mas como alguém que eu tenho que amar, que interagir, que dialogar. Se tivermos essa percepção no nosso dia a dia, isto trará paz para o nosso trabalho, para as nossas vidas. Que São Sebastião seja um exemplo de coragem para as nossas vidas, pediu.

O Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, agradeceu a presença de São Sebastião no local:

— Ano passado já adotamos essa prática todos nos gostamos e nos sentimos protegidos com essa visita. É sempre uma inspiração para que continuemos a atingir as nossas metas que é trazer dias melhores para o rio de janeiro e para isso precisamos de muito trabalho, muita inteligência, muito esforço, mas, sobretudo de muita coragem e proteção, destacou.

Em seguida a imagem seguiu para o Carmelo de Santa Teresa onde permaneceu em vigília.

Nenhum comentário: