SEJA BEM VINDO

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO BÍBLICA PARA CATEQUISTAS


A Comissão Arquidiocesana da Iniciação Cristã realizará durante o ano de 2013 uma “Formação Bíblica para Catequistas”, tendo como foco principal o “Ano da Fé”, proposto pelo Papa Bento XVI.
As formações serão realizadas sempre na Igreja do Divino Espírito Santo, no Estácio, a partir das 8h, e serão ministradas pelo Padre Leonardo Agostini. Não é necessária inscrição prévia para participar e mais informações podem obtidas através do telefone 2292-3132, ramais 442 e 445.
A Igreja do Divino Espírito Santo fica localizada na Rua Estácio de Sá, 167 – próximo à Estação do Metrô do Estácio.

Tema: Ano da Fé
Palestrante: Padre Leonardo Agostini
Justificativa: O Ano da Fé, proposto pelo Papa Bento XVI, é um momento de graça e de renovação para a Igreja Católica. “A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma” (Porta Fidei, n. 1). Por esta Carta Apostólica, cada fiel católico está sendo convocado a conhecer melhor e mais profundamente o conteúdo da fé que professa, e a se preparar para transmitir, por palavras e ações, este conteúdo, apresentando, com convicção e amor, as razões da sua esperança (cf. 1Pd 3,15), num mundo marcado por uma profunda mudança de época. Neste sentido, a Palavra de Deus, contida nas Sagradas Escrituras, torna-se o critério que orienta a vida e fundamenta a formação permanente dos que, na Igreja, possuem a missão catequética.
Objetivo: Ler e estudar alguns textos do Antigo e do Novo Testamento que ajudam a compreender o conceito, o significado e o uso da fé, percebendo a presença e a ação de Deus que se revelou na história da humanidade, através da mediação do povo eleito, até que chegasse o momento da sua plena revelação em Jesus Cristo.
Metodologia: O estudo seguirá um passo a passo metodológico que ajude a ler, a compreender e a interpretar os textos bíblicos em um nível histórico, teológico e de acordo com a fé da Igreja. Espera-se, com isso, que os resultados obtidos possam ajudar o catequista a fazer e a preparar a Leitura Orante da Bíblia, para si e para os encontros de catequese, e que este aprendizado favoreça a Animação Bíblica da Pastoral Catequética. 
1º Encontro – 02 de março de 2013: A fé de Noé, de Abraão, de José e de Moisés 
2º Encontro – 18 de maio de 2013: A fé dos Profetas 
3º Encontro – 24 de agosto de 2013: A fé de Zacarias, de Isabel, de José e de Maria 
4º Encontro – 26 de outubro de 2013: A fé dos Apóstolos 
Programação
08h – início com a Santa Missa
08h30min – cafezinho partilhado
08h50min – acolhida e animação
09h – 1º momento do estudo
10h15min – intervalo e cafezinho partilhado
10h30min – 2º momento do estudo
11h30min – perguntas
12h – encerramento
Observação: Será conferido um certificado para quem participar de, no mínimo, três encontros. O lanche será partilhado.  

Fonte: CAIC = Coordenação Arquidiocesana de Iniciação Cristã.

Nenhum comentário: